Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

CIDADE BAIXA E NONA AVENIDA

RÉPLICA DO ARCO DO TRIUNFO NO WASHIGTON SQUARE PARK

Conforme vocês estão vendo nos noticiários, apesar da mobilização da prefeitura e dos esforços paralelos, ainda há muita neve a ser recolhida na cidade para que NY volte totalmente a normalidade. Há suspeita inclusive de que parte dos funcionários encarregados estão fazendo "corpo mole" como forma de protestar contra cortes feitos pela cidade.

Hoje, pegamos o metro e fomos ao sul de Manhattan, mas precisamente ao Washington Square Park, que fica perto da 5a Avenida e da Rua 4 e nas proximidades da Universidade de Nova Iorque. O lugar é bastante bonito e estava coberto de neve, mas cheio de pessoas visitando ou passeando com seus cachorros, além dos esquilos que são moradores permanentes do parque. Na saída pela 5a Avenida, o parque tem um monumento que é réplica do Arco do Triunfo de Paris, sendo adicionadas duas estaduas homenageando George Washington, primeiro presidente norte-americano.

ESQUILO MORADOR DO PARQUE

Nossa intenção, depois da visita ao parque, era descer caminhando em direção a China Town e Little Italy, mas como ficamos sem bateria na máquina de fotografia, resolvemos adiar novamente este passeio. Subimos um pouco até chegar por volta da 14a Rua, onde passeamos por Chelsea, um bairro principalmente residencial, cheio de edifícios e algumas lojas diversas. Destaque para a parada no Chealsea Market, um mercado instalado num edifício antigo com um área central rústica bem interessante e com uma variedade lojas (café, padaria, peixaria, frutaria, restaurantes etc).

Saindo de Chelsea, resolvemos subir explorando a 9a Avenida, uma área ainda desconhecida para nós. Entre ataques com bolinhas de neve, fomos subindo da Rua 14 até a nossa velha Rua 56, onde estamos instalados. No começo da caminhada, encontramos um comércio mais simples intercalado com edifícios residenciais. Mais para cima, na altura da Times Square (a partir da rua 40) a Avenida dá uma quinada de perfil, começam a aparecer, um do lado do outro, os tipos mais diversos de restaurantes. Além dos americanos, mexicanos, chineses, italianos e japoneses, que são os mais comuns, apareceram outros - alemão, tailandes, coreano, arabe, afegtão e outros.

Para atender a consulta do nosso leitor sobre o tamanho das quadras de NY, os resultados das nossas pequisas não são oficiais, mas estimamos que uma quadra tem cerca de 82 metros (google maps). Hoje, por exemplo, subimos da Rua 14 a Rua 56, ou seja, 42 quadras ou algo como 3,5 km, mais as idas e voltas para as Avenidas.

Agora a noite, teremos nova sessão da 6a temporada de The Office, abraço a todos.

OSCAR KARNAL

PS. Parabéns para meu sobrinho Paulinho que hoje, dia 31, faz aniversário.

1. a medida de uma quadra no Brasil mede 100 metros e não 82 metros.