Pesquisar este blog

sábado, 4 de setembro de 2010

SEXTA FEIRA - BOLONHA




Motivados pela Susy, fomos a Bolonha (1 hora daqui) procurar pelo que identificamos como mais uma lenda urbana: espagueti à bolonhesa.
Encontramos um restaurantezinho que nos pareceu bem tradicional e sentamos, esfaimados e salivando.
Aí começou nossa primeira frustração (e espero que a última) com a Itália e os italianos. Pedimos um cardápio e o dono nos disse grosseiramente que os cartazetes da rua eram para isso. Um pouco inibidos pelo atendimento escolhemos duas lazanhas e dois tagliatellis, além das bebidas. O Oscar gastou todo seu italiano e pediu "due lasagnas e due tagliatelis". Enquanto esperávamos, o "simpático" resolveu fechar um guarda-sol que estava atrás da mamãe, de modo que ela precisaria levantar-se e sair da mesa para que ele pudesse fazê-lo. Ele simplesmente iniciou o fechamento da peça dizendo "signora" (nada de pedir licença ou esperar ou...) e...bem, a mamãe saiu em tempo de não ficar presa no guarda-sol.
A comida veio, iniciando por um tagliatelli e uma lasagna...depois de alguns minutos chegou a outra lazanha...esperamos um pouco pelo prato do Tutty (outro tagliatelli), mas como não chegava, resolvemos começar a comer devagar para não esfriar....terminamos de comer e nada do prato....resolvemos pagar e ir embora, procurar outro restaurante.
Ao pagar, Oscar e Tutty disseram que havia faltado um prato, o "fino" ficou uma fera e ficou lá dizendo que deveríamos ter reclamado na hora e bláblablá....fomos embora e o deixamos gritando para trás....
Depois desse início perturbador, a cidade de Bolonha se mostrou muito bonita, com um centro bastante compacto, estátuas e prédios históricos, gelatos deliciosos (em uma gelateria fomos atendidos por uma argentina casada com brasileiro), ruelas estreitas com mercados e delicatessens muuuuuito bonitinhos, com presuntos de Parma, queijos, verduras e frutas fresquinhas e variedades de azeites de oliva e vinhos.
Bolonha conseguiu nos surpreender, também, apresentando não só uma, mas duas torres ("due torri") inclinadas (como as de Pisa)....vejam uma delas:


À noite, fomos a um restaurante chamado Rosso Pomodoro (descobrimos depois que é uma rede napolitana - comida do sul da Itália, mas os atendentes cremos que eram de Bolonha), onde fomos muito bem atendidos e comemos muito bem.
Voltamos a Firenzi com a imagem de Bolonha resgatada e a certeza de que espagueti à bolonhesa é mais uma lenda urbana que ganhou vida e sabor no Brasil......(a propósito, a lazanha à bolonhesa é óóóótima!!!!!)
Beijinhos a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário