Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

I Amsterdam




Bicicletas, né? Pois é.

O dia de ontem foi marcado por elas. Ele começou com um café da manhã ao estilo almoço belga, com bastante batata frita com maionese, que é um prato típico aqui, mas também com Kebab, Salsichão e "Fondue de Queijo", que supostamente é sinônimo de corquete de queijo.

Enjoados de tanto comer batata frita, nos colocamos no carro e fomos até Amsterdam. Como eu dormi na viagem, pouco posso dizer sobre o caminho. Talvez eu diga sobre as placas ininteligíveis ou sobre as construções monumentais à beira da estrada impecável, que impressionam qualquer brasileiro que ainda se contenta em ter que ter pistas esburacadas até dentro da sua cidade.

E aí era Amsterdam, até agora a mais bagunçada cidade que visitamos nessa viagem. Na rua, dividíamos espaço com bondes, motos e muitas, muitas, muitas bicicletas mesmo. As ruas eram estreitas e cheias, organizadas, porém caóticas. Impossível saber de onde poderia vir uma bicicleta, e onde era possível virar ou não à direita. Tanto que nós, orientados pela nossa mística guia, Lily Rush, chegamos em determinado momento a entrar na contra-mão. Para evitar algum problema maior, subimos na calçada e atravessamo-la até o nosso sentido da pista.

Aí foi a hora de procurar vagas. E tava complicado, a cidade estava simplesmente lotada, saturada. Mas algo na foto ali em cima me diz que talvez os ciclistas nos invejassem um pouco, especialmente quando achamos uma vaga em baliza nos arredores da estação central onde um parquímetro nos disse para pagar 5 euros a hora. Talvez por ignorância ou avareza, esse valor jamais foi pago, o que nos rendeu, ao fim do dia, uma multa de 55 Euros.

Já em Amsterdam, comemos um sanduíche e tomamos um café antes de comprar o ticket para o Canal Bus. E olha, o ticket vale a pena. 22 euros te levam pela cidade inteira, através dos canais de água que passam por toda a cidade, fato que pra nós pelo menos era desconhecido até então. Pegamos então o Canal Bus, que aliás, é um barco, e fomos pelo canal até nossa primeira parada, que viria a ser o City Hall.

Depois de se perder ligeiramente (como a gente costuma fazer), comprar nossos broches, chapéus e ver milhares de artefatos de todos os tipos que faziam apologia ao uso de maconha, conseguimos pegar outro barco e decidimos então fazer um tour no Canal Bus pela cidade.

E o Canal Bus rodeia toda a cidade, te deixa ver os pontos turísticos mais legais. Você pode descer e subir dele o quanto quiser durante a validade do seu ticket, conhecendo assim a cidade inteira. Ao fim do dia passamos ainda no Hard Rock Café.

Comemos, então, um McDonalds ainda em Amsterdam e voltamos para casa tentando decifrar as placas cheias de palavras com 15 letras, sendo duas delas vogais. Nunca deciframos, nem mesmo quando tivemos tempo de olhá-las atentamente graças a um engarrafamento ocasionado por obras na pista.

De volta a Bruxelas, esperamos pelo jogo, do qual todos já sabem o resultado. Campeões da América, dormimos por volta das 6h e fomos despertar hoje por volta das 14h. Cansados da madrugada anterior, decidimos ficar por Sint Niklaas mesmo, e foi muito legal. Achamos um ótimo restaurante onde comemos Lasanha, Espaguete e Steak, seguidos por um delicioso tiramisu e Waffles, passeamos pela bela cidade a pé e depois passamos um tempo no hotel.


Mais pra o fim da noite, saímos de carro para dar uma volta na cidade, que é simplesmente genial. Passamos num Shopping que já estava fechado, apesar de serem 7h, 8h da noite, e comemos batatas fritas com molhos Curry e Tártaro.

Chegamos no hotel e eu fiz a postagem, valeu por lerem! Um abraço
Tutty

2 comentários:

  1. Batatas fritas, mc donalds...o Henrique quer ir muito visitar este lugar...MAS O MAIS IMPORTANTE DE TUDO É O BI DA AMÉRICA...VAMOVAMO INTER

    ResponderExcluir
  2. Lembramos muito de você (eu e Pedro), dos cafés da manhã que você fazia quando o INTER ganhava, da camisa suja (pra dar sorte) pendurada na porta.kkkkkkkk
    Saudades!!!!! Bjão em todos. Fátima Bitencourt

    Obs: desculpa a invasão no seu blog, não rsisiti.

    ResponderExcluir