Pesquisar este blog

domingo, 7 de novembro de 2010

CHUÍ & CHUY

NÓS NO MARCO ZERO BRASIL URUGUAI

Conforme já comentamos em um post anterior, uma das metas que estabelecemos foi conhecer os 4 pontos extremos do Brasil. O primeiro, e mais fácil, era conhecer o Chuí, no Rio Grande do Sul. No começo do ano, quando estivemos de férias aqui no sul, quase cumprimos está parte da meta, mas dessa vez chegamos ao extremo sul do Brasil e ficamos bem impressionados com o que conhecemos.

Chuí (com I) que mantém fronteira com Chuy (com Y), do Uruguaia, sendo que as duas cidades são divididas apenas por duas grandes avenidas chamadas de Avenida Brasil, no lado de lá, e Avenida Uruguai, no lado de cá. Fora essas duas avenidas principais, as cidades eram muito pequenas e, até, apresentavam fortes sinais de pobreza.

CHUY

No lado brasileiro, mesmo na avenida Uruguai, o comércio é simples, algumas lojas de roupa e calçados e super mercados que abastecem os dois lados, pois comida e produtos em geral são mais baratos.

ROSANGELA NO CHUÍ, TUTTY NO CHUY

O lado uruguaio, no entanto, é o mais procurado, pois Chuy é uma área de zona franca, assim o turismo da região se baseia na compras que os brasileiros fazem nos free shopping (cidadões uruguaios não podem fazer compras). Não contamos, mas existem umas 20 ou 30 lojas, todas muito bonitas com eletrônicos, bebidas, perfumes, chocolates e outros produtos a preços bem atraentes. Para quem conhece Foz, ou outra fronteira paraguaia, na comparação, os preços são um pouco mais caros, mas as lojas, a confiabilidade dos produtos e a organização das cidades são muito melhores.

Fomos as compras. Batatas Pringles, chocolates, alfajores e o vídeo game Wii foram os alvos do nosso consumismo. Além disso, compramos um GPS com o mapa do Brasil e da Argentina, que passa a nós acompanhar nesta fase das megaférias e que batizamos como Melinda Gordon.

Além de chegar ao estremo sul do país e fazer umas comprinhas, Susy aproveitou para rever uma “antiga” colega do Santa Rosa, a Julia, com que ela sempre mantém contato via computador. No domingo, dia 31, inclusive, saímos com a Julia e a mãe dela que trabalha no consulado brasileiro no Chuy. Como já citado em post anterior, fomos a praia da Barra, ao Farol da Barra do Chuí, Forte de São Miguel e ainda, na cara de pau, filamos um ótimo café na casa delas, com direito a doce de leite uruguaio, pão de queijo, media luna (croissant) etc.

JULIA E SUSY NO ALTO DO FAROL DO CHUÍ

Foi tudo ótimo. Beijos,

OSCAR KARNAL

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Onde fica exatamente esse marco zero da foto? Pois o marco zero de verdade infelizmente é dentro de uma fazenda particular

    ResponderExcluir