Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

LLEGAMOS EN MONTEVIDEO

O SEDEX chegou, atrasado mas chegou com nossas identidades.

Almoçamos no Beto e saímos de Pelotas com 36 graus. Primeiro passamos por Jaguarão, cidade brasileira que faz fronteira com Rio Branco no Uruguai. 160 km de estrada boa. Fizemos imigração com nossas identidades e com a Carta Verde (seguro obrigatório para 3os no exterior) que já havíamos comprado no Chui.

Depois, mais 400 km em estradas uruguaias. O primeiro pedaço, Ruta 17, entre Rio Branco e Treinta y Tres (é uma cidade cujo nome homenageia 33 heróis uruguaios), foi de longas retas e quase nenhum movimento, exceto pelas vacas e ovelhas nas fazendas do caminho. Por fim, chegamos a Ruta 8, pista simples, com pedágio (100 pesos ou R$ 10) e de qualidade boa. Ruim, só os últimos 100 km que foram de chuva.

Chegamos por volta das 22 horas cm temperatura local em 12 graus, ou seja um terço da que saímos de Pelotas.

Beijo a Todos

OSCAR KARNAL

domingo, 7 de novembro de 2010

REPLANEJANDO POR CULPA DOS CORREIOS

LIL, BETO, OSCAR E ROSANGELA NA "IGREJA CABELUDA"

Com os problemas para entrar no Uruguai, recuamos um pouco de Chuí e viemos para Pelotas, para ficar na casa dos nossos amigos Lil e Beto, um amigo de infância que também jogou no AMT004 (ver post anterior - http://megaferias.blogspot.com/2010/10/sabado-tem-reuniao-do-amt-004.html)

Daqui, pedimos para minha cunhada mandar de Anápolis nossas Carteiras de Identidade por SEDEX. Postado na quarta-feira, esperávamos receber no sábado (D+3) e partir com direção a Montivideu.

Mas, infelizmente, o SEDEX SK825364462BR falhou no prazo prometido e teremos que esperar mais um pouquinho. Vamos ver se chega nesta segunda-feira.

OSCAR KARNAL

CHUÍ & CHUY

NÓS NO MARCO ZERO BRASIL URUGUAI

Conforme já comentamos em um post anterior, uma das metas que estabelecemos foi conhecer os 4 pontos extremos do Brasil. O primeiro, e mais fácil, era conhecer o Chuí, no Rio Grande do Sul. No começo do ano, quando estivemos de férias aqui no sul, quase cumprimos está parte da meta, mas dessa vez chegamos ao extremo sul do Brasil e ficamos bem impressionados com o que conhecemos.

Chuí (com I) que mantém fronteira com Chuy (com Y), do Uruguaia, sendo que as duas cidades são divididas apenas por duas grandes avenidas chamadas de Avenida Brasil, no lado de lá, e Avenida Uruguai, no lado de cá. Fora essas duas avenidas principais, as cidades eram muito pequenas e, até, apresentavam fortes sinais de pobreza.

CHUY

No lado brasileiro, mesmo na avenida Uruguai, o comércio é simples, algumas lojas de roupa e calçados e super mercados que abastecem os dois lados, pois comida e produtos em geral são mais baratos.

ROSANGELA NO CHUÍ, TUTTY NO CHUY

O lado uruguaio, no entanto, é o mais procurado, pois Chuy é uma área de zona franca, assim o turismo da região se baseia na compras que os brasileiros fazem nos free shopping (cidadões uruguaios não podem fazer compras). Não contamos, mas existem umas 20 ou 30 lojas, todas muito bonitas com eletrônicos, bebidas, perfumes, chocolates e outros produtos a preços bem atraentes. Para quem conhece Foz, ou outra fronteira paraguaia, na comparação, os preços são um pouco mais caros, mas as lojas, a confiabilidade dos produtos e a organização das cidades são muito melhores.

Fomos as compras. Batatas Pringles, chocolates, alfajores e o vídeo game Wii foram os alvos do nosso consumismo. Além disso, compramos um GPS com o mapa do Brasil e da Argentina, que passa a nós acompanhar nesta fase das megaférias e que batizamos como Melinda Gordon.

Além de chegar ao estremo sul do país e fazer umas comprinhas, Susy aproveitou para rever uma “antiga” colega do Santa Rosa, a Julia, com que ela sempre mantém contato via computador. No domingo, dia 31, inclusive, saímos com a Julia e a mãe dela que trabalha no consulado brasileiro no Chuy. Como já citado em post anterior, fomos a praia da Barra, ao Farol da Barra do Chuí, Forte de São Miguel e ainda, na cara de pau, filamos um ótimo café na casa delas, com direito a doce de leite uruguaio, pão de queijo, media luna (croissant) etc.

JULIA E SUSY NO ALTO DO FAROL DO CHUÍ

Foi tudo ótimo. Beijos,

OSCAR KARNAL

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ESTAMOS EM PELOTAS - A PRINCESINHA DO SUL

Mais uma viagem tranqüila, dessa vez vindo do Chuí para Pelotas, atrapalhados apenas por animais na pista (capivaras peloteses).

Faremos uma pequena mudança de planos por questões legais, pois fomos impedidos de entrar no Uruguai por falta de documentação. Só tínhamos a CNH e o Uruguay exige Carteira de Identidade, exceto se, conforme palavras do representante da imigração, se eu abrisse "meu coração". Como não quis, vamos replanejar a viagem.

Para compensar, compramos um Wii (videogame) e estamos aproveitando a estadia na casa do Beto e da Lil, principalmente a TV de 52 polegadas, uma delicia para jogar. Até a Ro está se aventurando.

Beijo a Todos

OSCAR KARNAL


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Passei no Chuí

Hoje abri meus olhos as 12:13h, me levantei e meus pais abriram seus olhos tambem... Pouco depois, veio o Tutty. Tomamos nosso banho e enrolamos um pouco para, então, sair do hotel a procura do almoço ideal... O encontramos, uma parrillaria que servia pratos alla carte, eu comi frango com molho de cogumelo, os outros, eu não me lembro.

Demos uma passada no free shop porque eu precisava comprar um artigo maquilante de uso pessoal. No free shop, minha mãe quase foi presa, por estar carregando seu perfume (presente de aniversário comprado em Anápolis) com um disparador de alarmes ainda ligado. E, foi então, que telefonei a minha digníssima amiga Xúlia (colega minha no Colégio Santa Rosa, dos tempos em que kinder ovo custava 50 centavos, filha de funcionária do ministérios de relações intenacionais foi tranferida para cá há uns anos) para que ela e sua respectiva mãe (Tereza) nos orientasse em nosso passeio pelo Chui e pelo Chuy.

Então, cumprimos 25% de uma de nossas metas de vida - que é de conhecer os quatro pontos extremos do Brasil - Chegamos ao extremo sul do Brasil! Em uma praia chamada Barra do Chuí, onde um canal foi formado, para separar o que é Brasil e o que é Uruguai. Lá, não sabíamos dizer se aquilo era o começo ou o fim do nosso país. Decidimos que isso é um novo impasse, do tipo, o copo está meio cheio ou meio vazio? (que pode ser substituído por) Esse ponto é o começo ou o fim do Brasil?

Depois, fomos a vários pontos turísticos da grande metrópole do Chuí(y), como o farol da Barra do Chuí (descobrimos que cada farol tem uma luz diferente, que significa cada fronteira, não é legal?), Forte de San Miguel, um forte e museu do exercito uruguaio (que estava fechado e promete ser feio), o centro e, claro, O marco zero do Brasil (e do Uruguai).

Depois, lanchamos na casa da Júlia e nos empolgamos jogando wii. Chegamos agora, as 23h 11min e vamos dormir.

Continuo agradecendo pela atenção
Voltem sempre
Ass: Kathleen