Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Segunda Paulistana, ò MEU

Segunda-feira foi um dia de fazer os programas tradicionais daqui de São Paulo. Primeiro, pegar um táxi e ir ao Mercado Municipal. Para os de Porto Alegre, o mercado é muito parecido com o Mercado Público do centro, só que ... bem maior.

Para comer, fomos no programa tradicional, almoçamos sanduíche de mortadela no Mortadela Brasil (http://www.mortadelabrasil.com.br/), um dos vários restaurantes que existem no mezanino do mercado. Como pode se ver visto na foto, trata-se de um absurdo, mais ou menos 300 g de mortadela cortadas bem fininhas dentro de um pão francês.

NO MORTADELA BRASIL

Depois, passeio pelas bancas. A quantidade de frutas e produtos peculiares é muito grande (azeites, ervas, frios etc). Tudo muito bonito e cheiroso, mas o destaque mesmo são as frutas diferentes que vem de vários lugares do mundo. Experimentamos nespera, pitaia, Gatorade (parecida com uma bergamota poncam só que bem mais doce e saborosa), Kiwi sem acidez e outras que não guardamos o nome.

FRUTAS DE UMA BARRACA NO MERCADO

Saindo do Mercado, começamos a caminhar, uma vez que eu já estava recuperado da dor na perna que eu tive na segunda-feira. Primeiro, a tradicional volta na rua 25 de Março, onde o comércio é muito forte, principalmente com a chegada de sacoleiros do interior e do nordeste para comprar nas lojas de roupas, nos armarinhos, papelarias e
produtos diversos. Tudo em grande quantidade e com preço muito baixo. O destaque é ver uma quantidade exagerada de pessoas na rua.

NA 25 DE MARÇO

Mais a frente, chegamos na Catedral da Sé, uma igreja muito bonita cujo destaque, para mim, é a fabulosa altura do pé direito.

CATEDRAL DA SÉ

Mais caminhada e chegamos, novamente, a Liberdade. Dessa vez não havia feira, então deu para passear na rua Galvão Bueno e visitar os mercados cuja especialidade são os produtos japoneses.

No fim, uma caminhada de uns 4 km (ligeira erradinha no caminho para manter a tradição) e a volta ao hotel para uma descansada.

A noite, táxi e fomos ao Famiglia Mancini (http://www.famigliamancini.com.br/), famosa cantina aqui de São Paulo e ponto para jantar quase obrigatório quando vinhamos a São Paulo a trabalho. Na chegada, apesar de ser segunda-feira, encontramos fila para entrar - quase outra tradição paulistana. Fora isso, tudo maravilhoso. Quando vieram aqui, não deixem de pedir alguma massa com molho ao creme de funghi ou quadrifoglio que foi o que comemos acompanhado do vinho da casa (um italiano delicioso bem encorpado).

E assim foi nossa segunda-feira aqui em São Paulo.

OSCAR KARNAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário