Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

QUE TEM BOCA VAIA ..........



Desde ontem, domingo, estamos na capital da Itália com apenas uma saidinha para conhecer outro país hoje - o Vaticano.

Depois contamos mais.

Abraços.

OSCAR KARNAL


sábado, 4 de setembro de 2010

Torre de Pizza

Hoje acordamos no horário tradicional e resolvemos nos manter tradicionais: almoçamos no Il Lupo as 14h. Caminhamos pelo shopping (que estava tendo seu especial outlet do mês) caminhando entre as roupas e bolsas italianas e lindas (hehehe), decidimos passear um pouco mais no shopping, com pouca perspectiva de futuro. Eu e Rosangela, como boas humanas, não resistimos e compramos umas coisinhas. Encontrando os homens, decidimos voltar para o hotel e depois rumar a Pisa. Descansamos cerca de 40 minutos e saimos esperando tirar uma foto segurando a torre torta e voltar dizendo “é, até que foi legalsinho”.

Com a ajuda da digníssima Lily Rush, chegamos a Pisa. Procuramos vagas e encontramos, sem muita dificuldade. Caminhamos olhando a feirinha (classicamente italiana, daquelas bem bagunçadinhas mesmo) e em uma entrada pequena e sem atrativo algum: A belíssima praça turistica! Lá, um gramado absurdamente verde e bonito, com direito a turistas farofeiros e tudo,uma catedral belíssima construida pelo mesmo ótimo arquiteto que a torre, alguns prédios, a continuação da feirinha e, claro, a (torta) torre de Pisa.

Tiramos as fotos, expressando nossa criatividade e turismo, sentamos lá e apreciamos um pouco, compramos o tal do broche( e todos esses utensílios de turista na italia) e fomos turistar um pouco mais: lanchamos no mc donald’s . Voltamos um pouco para a praça da torre e ficamos lá um pouco mais.

Lá pras 7h e pouco, resolvemos voltar para o hotel, demos uma passada no porto antes - pra quem não sabe, Pisa costumava ser uma importante cidade portuária, nos bons tempos, tinha um dos portos mais famosos da Itália, chamado porto do Arno - e lá na beira do rio Arno - daí o nome do porto - vimos um jacaré!

Descansamos mais um pouco no hotel e fomos jantar (adivinha aonde?), só que o Il Lupo estava fechado, então fomos no Old Wild West comer um hamburguer e sermos atendidos por brasileiros. Comemos bem e esse é o fim do nosso dia.

Obrigada pela leitura

Kathleen Karnal


Ps. Parabéns para o Gusto em Porto Alegre que está fazendo 47. Papai tentou ligar, mas não conseguiu.

SEXTA FEIRA - BOLONHA




Motivados pela Susy, fomos a Bolonha (1 hora daqui) procurar pelo que identificamos como mais uma lenda urbana: espagueti à bolonhesa.
Encontramos um restaurantezinho que nos pareceu bem tradicional e sentamos, esfaimados e salivando.
Aí começou nossa primeira frustração (e espero que a última) com a Itália e os italianos. Pedimos um cardápio e o dono nos disse grosseiramente que os cartazetes da rua eram para isso. Um pouco inibidos pelo atendimento escolhemos duas lazanhas e dois tagliatellis, além das bebidas. O Oscar gastou todo seu italiano e pediu "due lasagnas e due tagliatelis". Enquanto esperávamos, o "simpático" resolveu fechar um guarda-sol que estava atrás da mamãe, de modo que ela precisaria levantar-se e sair da mesa para que ele pudesse fazê-lo. Ele simplesmente iniciou o fechamento da peça dizendo "signora" (nada de pedir licença ou esperar ou...) e...bem, a mamãe saiu em tempo de não ficar presa no guarda-sol.
A comida veio, iniciando por um tagliatelli e uma lasagna...depois de alguns minutos chegou a outra lazanha...esperamos um pouco pelo prato do Tutty (outro tagliatelli), mas como não chegava, resolvemos começar a comer devagar para não esfriar....terminamos de comer e nada do prato....resolvemos pagar e ir embora, procurar outro restaurante.
Ao pagar, Oscar e Tutty disseram que havia faltado um prato, o "fino" ficou uma fera e ficou lá dizendo que deveríamos ter reclamado na hora e bláblablá....fomos embora e o deixamos gritando para trás....
Depois desse início perturbador, a cidade de Bolonha se mostrou muito bonita, com um centro bastante compacto, estátuas e prédios históricos, gelatos deliciosos (em uma gelateria fomos atendidos por uma argentina casada com brasileiro), ruelas estreitas com mercados e delicatessens muuuuuito bonitinhos, com presuntos de Parma, queijos, verduras e frutas fresquinhas e variedades de azeites de oliva e vinhos.
Bolonha conseguiu nos surpreender, também, apresentando não só uma, mas duas torres ("due torri") inclinadas (como as de Pisa)....vejam uma delas:


À noite, fomos a um restaurante chamado Rosso Pomodoro (descobrimos depois que é uma rede napolitana - comida do sul da Itália, mas os atendentes cremos que eram de Bolonha), onde fomos muito bem atendidos e comemos muito bem.
Voltamos a Firenzi com a imagem de Bolonha resgatada e a certeza de que espagueti à bolonhesa é mais uma lenda urbana que ganhou vida e sabor no Brasil......(a propósito, a lazanha à bolonhesa é óóóótima!!!!!)
Beijinhos a todos

QUINTA FEIRA - FLORENÇA



Quinta-feira foi dia de passear pelo centro de Florença. Dessa vez deixamos o carro num lugar mais longe em que os turistas podem estacionar e partimos caminhando para o centro da cidade.

A cidade é um conjunto de ruelas e becos que ficam em torno de igrejas, cada uma mais requintada que a outra com detalhes artísticos impressionantes na sua construção. Na foto, por exemplo, estamos na porta decorada de uma igreja (D'uomo). Cada quadradinho da porta conta uma história e é feito em alto relevo com riqueza de detalhes.

A cidade, também, tem inúmeros museus. Destaque para o Palazzo Vechio, perto da Ponte Vechia (Velha), onde parte das esculturas são expostas em área aberta na própria rua. Normalmente são homens pelados (ainda não entendemos porque essa fixação dos italianos).



A noite, depois do banho e de uma descansada pela longa caminhada, resolvemos ficar por perto e descartamos comida italiana, fomos comer um hamburger sensacional num restaurante americano chamado Wild World West, onde fomos atendidos por um curitibano chamado Raúl, isso já perto da meia noite.

Para informação, estamos procurando uma galeteria italiana, mas ao que parece isso é mais uma lenda urbana. 5 cidades visitadas na Itália e nenhuma galeteria, apenas centenas de gelaterias, com o melhor sorvete.

Beijos

OSCAR KARNAL





quarta-feira, 1 de setembro de 2010

NA TERRA DE MICHELANGELO




Estamos em Firenze. Ao lado do hotel tem um Shoping Center e, ontem, a gente aproveitou para fazer atividades urbanas, como ver as lojas de roupas, calçados, artigos esportivos etc, só ver, porque temos um pacto de não fazer compras nesta viagem. Na verdade só eu e o Tutty estamos cumprindo o pacto, a Ro e, principalmente a Susy, sempre dão um jeito de comprar uma blusinha ou alguma coisa.

Para Florença e Roma, não achamos hotel com Free Wifi, pelo contrário, a internet é paga e muito cara (15 euros por dia). Com isso, foi mais conveniente comprar um modem e um chip 3G pré pago para os próximos dias. Valeu a pena, estamos com internet rápida e não limitada ao hotel.

Hoje, fomos para o centro. Primeiro passeio foi na Piazza Michelangelo, onde existe uma estátua chamada David que foi feita em homenagem a Michelangelo que nasceu aqui próximo e fez grande parte das suas obras aqui mesmo. A praça é linda, fica cheia de turistas e tem uma lina vista da cidade, que, praticamente, só tem prédios muito antigos.



Depois passamos pelo centro. A intenção era parar e dar uma caminhada, mas não encontramos lugar para deixar o carro. A cidade é muito antiga com ruas muito estreitas e pouco lugar para estacionar (a maioria só para residentes) e existe, inclusive, limite de acesso de carros a cidade, ficando em determinados horários permissão só carros autorizados entrar no centro.

Assim só demos uma passada de carro no centro e depois voltamos para o hotel e o shoping.

Para comer, temos adotado, basicamente, o esquema italiano de vida, macarrão no almoço e pizza na janta. Tudo maravilhoso. Só não encontramos bife a milaneza em Milão e nem filé a parmegiana em Parma.

Vai começar o jogo do Inter X Vitória e vamos assistir na internet. Amanhã mandamos mais notícias.

Beijo a todos.


OSCAR KARNAL

PS Feliz aniversário para a Cleci (dia 02-09)!!!!!!!!!!