Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Firenze

Ola a todos!

Essa postagem eh feita de um hotel na regiao metropolitana da cidade de Firenze.

Chegamos aqui hoje depois de passar por Parma, uma cidade muito legal, famosa pelo queijo parmesao e pelo presunto de parma. Acabamos saindo sem ver nenhum dos dois, mas com a vontade de passar um pouco mais de tempo por la de uma proxima vez.

Nem chegamos a ir a Firenze, tambem conhecida como Florenca, e que fica a 12 km do hotel. Fomos num shopping que fica a dois minutos de caminhada do nosso hotel, comemos pizza e macarrao, tomamos um espresso e demos uma passeada por la. Compramos um modem de internet 3G e a partir de amanha com um pouco de sorte nossa postagem sera maior.

Muito obrigado a todos que estao acompanhando o blog! Um abraco a todos
Tutty

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ATÉ AGORA NA ITÁLIA



Até agora, aprendemos algumas coisas na Itália (terra dos Mezzarobas):

  • Ao entrarmos numa pizzaria, a primeira coisa que o atendente disse foi ciao e quase fomos embora. Depois entendemos Ciao serve para dizer Oi ou para dizer Tchau.
  • Para entrar num jogo de futebol, tem de ser levar os documentos, que são confirmados na hora de comprar e os nomes são impressos no ingresso para depois serem conferidos na hora de entrar.
  • Bonacera não é apenas a colega do Mac Taylor no CSI NY, que dizer Boa Noite em italiano.
  • Os italianos não respeitam muito este negócio de sinal verde e vermelho e estacionar na calçada também é uma coisa normal.
  • Se te oferecerem uma birra, pode aceitar que é uma cerveja.
  • O café expresso daqui é muito (muito mesmo) forte.
  • O sorvete (gelato) é muito gostoso, bem melhor que o Haagendazs na Alemanha.
  • Não devemos aceitar que os menininhos (ou adultinhos) que ficam nas praças nos dêem milhos para alimentar os pombos, depois eles querem cobrar.
  • Se for entrar numa igreja, apesar dos 35 graus de calor, as mulheres devem se cobrir e evitar qualquer tipo de decote.
  • Existem africanos que querem, a todo custo, colocar uma pulseirinha na gente (ainda não entendemos o motivo, mas rejeitamos todas as vezes).
  • Qualquer vinho é ótimo e mais barato que uma garrafa d'acua.
Beijo a todos,

OSCAR KARNAL

domingo, 29 de agosto de 2010

Itaaalia - TERRA DOS MEZZAROBAS

Hoje o dia foi de viagem.

Saimos pela manha da Franca e, muitos pedagios depois, chegamos na Italia, que comeca com aquele que talvez seja um dos maiores tuneis rodoviarios do mundo, com cerca de 10km de extensao.

Depois de mais alguns pedagios, chegamos a Torino que mais parecia uma cidade fantasma de tao vazia. So se via os carros estacionados na rua, mas ninguem andando por elas, nem lojas abertas nem nada, talvez por ser Dominique, que e a palavra italiana para domingo. Almocamos uma focaccia com patatines e seguimos nosso caminho para Milano.

Em Milano, demos uma volta perto do nosso hotel antes de nos separarmos. Os homens foram ao estadio San Siro acompanhar a estreia do Milan na Liga Italiana, e as mulheres ficaram em casa comendo pizza e vendo TV.

E ultimamente andamos tao pe-quentes que tambem demos sorte pra o Milan. Pato marcando dois gols, e o Inter presente tambem nas vitorias do Ressonero!




Chegamos agora no hotel e fazemos essa postagem rapida so para avisar que estamos bem a quem se importar! Agora vamos dormir para amanha viver um louco dia na Italia.

Obrigado por lerem! Tutty

sábado, 28 de agosto de 2010

Je suis d'idées pour le titre


Começo minha postagem com a foto de dois nativos de Montieu em frente à vista da cidade inteira. Ao fundo montanha. Montanha, montanha, montanha...

Venho aqui lhes narrar o dia de ontem e de hoje, já que cada vez ficamos mais e mais preguiçosos e relapsos para com nosso blog, mas jamais preguiçosos e relapsos para com você, leitor.

A vida passa leeeenta em Montieu, uma cidade cuja população exata é impossível dizer pois no Google não consta nenhuma página a respeito. E nos arredores dessa pequena cidade, ontem, encontramos coisas que não pensaríamos encontrar.

Pegamos o carro para explorar o que havia por perto da cidade. Buscamos, juntamente com nossa amiga Lily Rush, lugares interessantes. Na ausência deles, decidimos seguir por uma estrada estreita que rodeava uma montanha. E, por meio dela, alcançamos o topo dessa montanha, onde várias vilas se formavam.

E é algo que nós brasileiros não somos capazes de entender. As vilas, do topo da montanha, cidades satélites de uma cidade minúscula do interior da França, o mais próximo possível do meio do nada. Esqueça esgoto, esqueça luz. Mais que isso. Essas vilas possuem água potável jorrando de fontes, essas vilas possuem coleta seletiva de lixo. Nós, que de bairros nobres da capital do país não temos água potável jorrando de fontes a nosso acesso, que muitas vezes vemos o Distrito Federal brigar com o Goiás porque o Goiás quer empurrar uma cidade pra o nosso governo e o nosso governo quer empurrar de volta, ficamos maravilhados de ver aquelas vilas perdidas serem tão bem cuidadas e organizadas, com belas casas, simples mas arrumadas. Mas, pensando um pouco, os franceses do topo da montanha são tão cidadãos quanto os franceses de Paris, então no fundo aquilo não era mais que a obrigação.

Depois de passar por uma obra naquela estreita estrada, porque óbvio que eles não podiam deixar aquela população viver o absurdo de passar por estradas esburacadas para chegar em casa, fomos até uma pista de patinação numa cidade vizinha. Lá estava se passando uma pequena competição de patinação no gelo, a qual podíamos assistir ou da qual podíamos até participar por um preço módico, se quiséssemos. Como estávamos de bermuda e chinelo, optamos por não ficar por lá pra não passar frio. Essa cidade era engraçada porque era montada toda ao redor de uma pista de esqui, então era tudo voltado para esquiar, as lojas, os alojamentos, tudo. Mas, como é verão e a pista estava fechada, a cidade estava meio pacata.

Passeamos ainda mais um pouco, até chegarmos numa cidade aqui perto que girava em torno de termas, tinha um Spa gigantesco e um rio de água cinza, como pode ser visto na foto abaixo.

A água é claramente limpa, se olharmos, mas é cinza! Quem souber explicar aí a causa desse fenômeno, faça-o por favor.

Voltamos de lá para o hotel, onde descansamos um pouco antes de sair para jantar, por volta das 22h. Para nosso pai foi surpreendente, pra o resto de nós nem tanto, mas a realidade é que as 22h TUDO fechava. Então, estávamos famintos e a procura de qualquer restaurante aberto. Achamos o restaurante num cassino ao lado do supra-citado SPA, onde inclusive eles tinham menus dietéticos para os hóspedes de lá.

Comemos bem, mas tivemos um problema na hora de pagar a conta. Como as máquinas de cartão todas estavam com problemas de comunicação, tivemos que ir ao Cassino, onde tampouco as máquinas funcionaram. Depois de achar um caixa eletrônico aberto na rua, nós conseguimos enfim sacar o dinheiro para pagar a conta! Mas foram momentos tensos da nossa vida.

Voltamos para o hotel e dormimos até por volta das 12h de hoje, que foi um dia que tiramos para relaxar aqui no fim do mundo.

Saímos de carro até o Carrefour, que aliás, é algo que tem em qualquer lugar aqui na França, em busca de uma lavanderia. Não achamos lavanderia, mas recebemos instruções em francês sobre onde haveria uma. Compramos, ainda no Carrefour, sanduíches para o café da manhã, que tomamos na lavanderia enquanto esperávamos nossa roupa ser lavada pelas máquinas.

Depois da lavanderia ainda ensaiamos um passeio, mas depois nos resignamos ao fato de que hoje era dia de morgar na Europa. Morgamos comendo nosso jantar, sanduíche de Rambon, queijo e manteiga com pedrinhas de sal, assistindo os videozinhos que já gravamos da viagem, conforme registrado na imagem abaixo.


Agora cada um está no seu quarto, a espera do jogo que assistiremos mais tarde. O planejamento para amanhã já está feito, com ligeira passada em Turim e hotel marcado em Milão.

Um forte abraço a todos que leram, um nem tão forte aos que não leram!

Tutty.

PS FELIZ ANIVERSÁRIO PARA A BIANCA!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010


Mudamos novamente, agora estamos em Moutiers, interior sul da França, quase Itália.

Ontem, fizemos um excelente passeio, subimos de teleférico (1.097 km) na montanha Saleve, no lado francês. Depois, mais uma subida caminhando e chegamos ao topo do morro, de onde se pode ver toda a cidade de Genebra e a fronteira (Suiça e França). Do outro lado do morro, dá para ver o monte mais famoso da Suíça - Mont Blanc. Não vamos publicar nenhuma foto, porque todas ficaram parecendo montagem do photoshop. O passeio foi um pouco cansativo, é verdade, mas com uma visão recompensadora no final.



Depois, tivemos que descansar um pouco no hotel. Como ficou tarde (saímos por volta das 18h30min), não foi possível fazer o passeio de barco pelo Lago Leman. Assim, tivemos que trocar por uma nova caminhada no centro de Genebra.

Lá, encontramos diversos nativos (ou moradores da cidade) saindo do trabalho e fazendo o seu happy hour nos bares, cafés e até barraquinhas a beira do lago. A maioria com um daqueles copos enormes de cerveja.

Surpreendente, porém, foi ver o que eles chamam de praia no lago. Mesmo sendo 19h, a "praia" ainda estava lotada, com vários nativos nadando, pegando sol (top less e tudo) ou comendo um prato com uma a salada e macarrão (parecia yakisoba). Meio "farofá" (farofa em francês), mas com todo mundo recolhendo os lixos, o ambiente ainda se apresentava bastante limpo. Impossível imaginar algo semelhante no Brasil. Detalhe, era proibido pagode ou qualquer tipo de som.


Depois, mesmo com a temperatura alta, para atender o pedido da filhinha Susy, fomos comer um fondue genuinamente suíco, só com pão, batatinha e - pasmem - uva, para molhar na panelinha de queijo, aliás experimentamos 3 tipos diferentes de fondue, conforme o queijo de que são feitos (de cabra, Vourin ?? e Moitiê-moitiê), todos ótimos (sabores com personalidades fortes e únicas, textura no ponto, indescritível).

Hoje, acordamos e viajamos cerca de 110 km até Moutiers, cidadezinha de interior cercada por montanhas do Alpes e com diversas pistas de esqui por perto (todas fechadas no verão).


Grande Beijo a todos.

OSCAR KARNAL