Pesquisar este blog

domingo, 31 de julho de 2011

CATEDRAL DE SAL


Movidos por nossa incansável busca de conhecimentos sobre a cultura da cidade visitada, bem como pela curiosidade despertada pela indicação de nossos amigos Rose e Paulo Siciliano (valeu, gente!) despertamo-nos quase de madrugada (8h am) para irmos à famosa Zipaquirá.
Nessa cidade antiga, a uma hora de Bogotá, fica aquela que vem sendo chamada de Primeira Maravilha da Colômbia: a Catedral do Sal (http://www.catedraldesal.gov.co/).

Trata-se de um local de onde, desde épocas pré-colombianas, extrai-se sal gema, de rochas que teriam sido formadas pela dobra tectônica de um terreno que continha o sal depositado pela evaporação de um oceano existente no Período Cretáceo.

Transformada em mina, até hoje - e pretende-se que até o ano de 2030 - fornece o sal que, após as devidas e corretas transformações químicas, abastece a Colômbia e é exportado.

Acontece que a exploração passou por processos tecnológicos e os antigos túneis deixaram de ser utilizados para retirar-se o sal. Ali, ao fundo da mina, há uma "capela" (não reconhecida pela Igreja católica porque foi construída pelos indígenas pré-colombianos que exploravam o local), e para chegar até ela, percorre-se um túnel onde há as diversas "estações" da "via crucis" de Jesus (os católicos entenderão melhor), marcadas por cruzes desenhadas por arquitetos para representar cada episódio da crucificação.

DENTRO DA MINA DE SAL

Lá dentro, há, ainda, um espelho d'água (10 cm de salmoura que reflete perfeitamente o teto, a comercialização de "lembranças" feitas de sal e de esmeraldas, que também são produzidas pela Colômbia e vendidas no mundo todo, a transmissão 3D da história da mina e uma capela (essa é "legal", católicamente falando) onde são rezadas missas regularmente.

PRAÇA COMUNA EM ZIPAQUIRÁ

É um passeio muito bacana, principalmente se você aproveitar para a conhecer a bonitinha Zipaquirá, suas ruazinhas estreitas, duas pracinhas apinhadas de gente e uma delas com uma banda tocando, arquitetura espanhola, igreja de 1779....

Em outro post comentaremos sobre a ida e a volta e nosso "taxista" Andre, que fala um portunhol perfeito e foi nosso guia turístico neste domingo místico e cultural.....
Beijos grandes

sábado, 30 de julho de 2011

Alô Bogotá

NO TERRAÇO DO SHOPPING ANDINO ANTES DA CHUVA

Após uma maratona frenética viajando de Cancún até o Panamá e do Panamá até aqui, chegamos seguros e felizes no friosinho de Bogotá.

Na primeira noite não havia muito o que fazer, por isso nos acostamos em nossos dormitórios e dormimos até não conseguirmos mais, fato que coincidiu com a chegada da hora do almoço hoje. Pegamos um taxi até a zona T e aproveitamos a trégua da chuva para caminhas e encontrar um lugar agradável para comer.

O lugar que encontramos para o almoço se chama El Carnal (http://www.elcarnal.com.co/) e é um restaurante mexicano tipicamente colombiano. Comemos chips com guacamole de entrada e burros com ingredientes colombianos em seguida, isso tudo acompanhado por uma pequena variedade de pimentas deliciosas.

Ao fim do almoço, um fato interessantíssimo: ao pagar a conta papai Oscar disse para Micheal (nosso atendente) para que colocasse 15000 pesos (o equivalente a 15 reais) de gorjeta, Micheal depois de passar o cartão nos avisou que tinha passado apenas 10000 pesos porque 15000 seria demais. Ficamos surpresos.

Entramos no shopping Atlantis (onde fica o Hard Rock Café) para tomar um café em boa hora, pois segundos depois, um temporal se instalou na cidade. Fomos obrigados a passar a tarde passeando frenéticamente pelo shopping. Em determinado momento paramos em uma loja de brinquedos e compramos um jogo que nos distraiu o resto da tarde.

Voltamos de taxi para o hotel e aproveitamos para dar uma descansada e jantamos uma pizza na pizzaria colombiana Archie's (http://www.archiespizza.com/) que foi muito recomendável. Agora nos preparamos para dormir.

Esperamos que continuem conosco
Beijos e abraços
Kathleen

O DESTINO DE LUPÉRCIO

Estou aqui nesse momento por uma causa muito importante. Chegou ao conhecimento da equipe do blog mega-férias a nostalgia de certos leitores por um querido amigo que compartilhou muitos momentos dessas viagens conosco: O Lupércio.

A verdade é que Lupércio continua nos acompanhando por onde vamos, mas ficou um pouco down pelo calor de Cancun. Aqui em Bogotá ele está um pouco mais confortável e espera poder voltar logo ao seu habitat natural.

Lupércio relaxando
Lupércio na praia

Obrigada pela atenção
Susy

sexta-feira, 29 de julho de 2011

BOGOTÁ NOVAMENTE

Com uma rápida conexão na Cidade do Panamá, chegamos bem a cidade de Bogotá onde ficaremos alguns dias. Abraços a todos.

OSCAR KARNAL

MAIS FOTOS DOS GOLFINHOS

PULANDO

NADANDO

ROSANGELA CURTINDO


PULANDO NOVAMENTE

SORRINDO

BEIJINHO NA SUSY