Pesquisar este blog

domingo, 31 de julho de 2011

CATEDRAL DE SAL


Movidos por nossa incansável busca de conhecimentos sobre a cultura da cidade visitada, bem como pela curiosidade despertada pela indicação de nossos amigos Rose e Paulo Siciliano (valeu, gente!) despertamo-nos quase de madrugada (8h am) para irmos à famosa Zipaquirá.
Nessa cidade antiga, a uma hora de Bogotá, fica aquela que vem sendo chamada de Primeira Maravilha da Colômbia: a Catedral do Sal (http://www.catedraldesal.gov.co/).

Trata-se de um local de onde, desde épocas pré-colombianas, extrai-se sal gema, de rochas que teriam sido formadas pela dobra tectônica de um terreno que continha o sal depositado pela evaporação de um oceano existente no Período Cretáceo.

Transformada em mina, até hoje - e pretende-se que até o ano de 2030 - fornece o sal que, após as devidas e corretas transformações químicas, abastece a Colômbia e é exportado.

Acontece que a exploração passou por processos tecnológicos e os antigos túneis deixaram de ser utilizados para retirar-se o sal. Ali, ao fundo da mina, há uma "capela" (não reconhecida pela Igreja católica porque foi construída pelos indígenas pré-colombianos que exploravam o local), e para chegar até ela, percorre-se um túnel onde há as diversas "estações" da "via crucis" de Jesus (os católicos entenderão melhor), marcadas por cruzes desenhadas por arquitetos para representar cada episódio da crucificação.

DENTRO DA MINA DE SAL

Lá dentro, há, ainda, um espelho d'água (10 cm de salmoura que reflete perfeitamente o teto, a comercialização de "lembranças" feitas de sal e de esmeraldas, que também são produzidas pela Colômbia e vendidas no mundo todo, a transmissão 3D da história da mina e uma capela (essa é "legal", católicamente falando) onde são rezadas missas regularmente.

PRAÇA COMUNA EM ZIPAQUIRÁ

É um passeio muito bacana, principalmente se você aproveitar para a conhecer a bonitinha Zipaquirá, suas ruazinhas estreitas, duas pracinhas apinhadas de gente e uma delas com uma banda tocando, arquitetura espanhola, igreja de 1779....

Em outro post comentaremos sobre a ida e a volta e nosso "taxista" Andre, que fala um portunhol perfeito e foi nosso guia turístico neste domingo místico e cultural.....
Beijos grandes

sábado, 30 de julho de 2011

Alô Bogotá

NO TERRAÇO DO SHOPPING ANDINO ANTES DA CHUVA

Após uma maratona frenética viajando de Cancún até o Panamá e do Panamá até aqui, chegamos seguros e felizes no friosinho de Bogotá.

Na primeira noite não havia muito o que fazer, por isso nos acostamos em nossos dormitórios e dormimos até não conseguirmos mais, fato que coincidiu com a chegada da hora do almoço hoje. Pegamos um taxi até a zona T e aproveitamos a trégua da chuva para caminhas e encontrar um lugar agradável para comer.

O lugar que encontramos para o almoço se chama El Carnal (http://www.elcarnal.com.co/) e é um restaurante mexicano tipicamente colombiano. Comemos chips com guacamole de entrada e burros com ingredientes colombianos em seguida, isso tudo acompanhado por uma pequena variedade de pimentas deliciosas.

Ao fim do almoço, um fato interessantíssimo: ao pagar a conta papai Oscar disse para Micheal (nosso atendente) para que colocasse 15000 pesos (o equivalente a 15 reais) de gorjeta, Micheal depois de passar o cartão nos avisou que tinha passado apenas 10000 pesos porque 15000 seria demais. Ficamos surpresos.

Entramos no shopping Atlantis (onde fica o Hard Rock Café) para tomar um café em boa hora, pois segundos depois, um temporal se instalou na cidade. Fomos obrigados a passar a tarde passeando frenéticamente pelo shopping. Em determinado momento paramos em uma loja de brinquedos e compramos um jogo que nos distraiu o resto da tarde.

Voltamos de taxi para o hotel e aproveitamos para dar uma descansada e jantamos uma pizza na pizzaria colombiana Archie's (http://www.archiespizza.com/) que foi muito recomendável. Agora nos preparamos para dormir.

Esperamos que continuem conosco
Beijos e abraços
Kathleen

O DESTINO DE LUPÉRCIO

Estou aqui nesse momento por uma causa muito importante. Chegou ao conhecimento da equipe do blog mega-férias a nostalgia de certos leitores por um querido amigo que compartilhou muitos momentos dessas viagens conosco: O Lupércio.

A verdade é que Lupércio continua nos acompanhando por onde vamos, mas ficou um pouco down pelo calor de Cancun. Aqui em Bogotá ele está um pouco mais confortável e espera poder voltar logo ao seu habitat natural.

Lupércio relaxando
Lupércio na praia

Obrigada pela atenção
Susy

sexta-feira, 29 de julho de 2011

BOGOTÁ NOVAMENTE

Com uma rápida conexão na Cidade do Panamá, chegamos bem a cidade de Bogotá onde ficaremos alguns dias. Abraços a todos.

OSCAR KARNAL

MAIS FOTOS DOS GOLFINHOS

PULANDO

NADANDO

ROSANGELA CURTINDO


PULANDO NOVAMENTE

SORRINDO

BEIJINHO NA SUSY

quinta-feira, 28 de julho de 2011

GOLFINHOS


LINDO! LINDO! LINDO!

Após um último mergulho nas águas azuis (epa...desculpem a redundância...) de Cancun, os ansiosos membros da Família dirigiram-se ao shopping La Isla, onde fora agendado um mergulho com golfinhos para os filhos com os pais acompanhando, para filmar e tirar fotos.

Mamíferos com 88 afiados dentinhos, companheiros do tio Kiyoshi na predileção por sashimi de atum, os delfins são conhecidos por sua inteligência e ternura. Na natureza vivem entre 25 e 30 anos e têm entre os seus maiores predadores os tubarões e, é claro, o homem.

GOLFINHO NADANDO COM TUTTY E SUSY.....ÔÕÔÔÔÔ

O nado com os bichinhos poderá ser comentado futuramente por quem vivenciou o fato. Para os pais que assistiram de fora, sobretudo para a mamãe que sempre foi fã número um dos "Flipper", foi uma experiência inesquecível, com direito a beijinho dos golfinhos e tudo. Fotos e filmes certamente também ajudarão a não esquecer os melhores momentos....

GOLFINHO TWINGUINHO COM A SUSY

Após os filhos compartilharem a piscina com os golfinhos, a Família assistiu a um show muito interessante, onde os delfins executaram muitas acrobacias e demonstraram toda sua capacidade de aprendizado e apareceram com toda sua beleza e simpatia.

Crianças de todas as idades, principalmente a mamãe, divertiram-se e emocionaram-se de-mais!!!!

Depois de passearem pelo Aquário, volta ao hotel, jacuzzi e jantar no El Mirador, restaurante italiano mar-ra-vi-lho-so, para fechar com chave de ouro a véspera de nossa partida para Bogotá.

Beijos a todos





SEÑOR FROG


Ontem, quarta-feira, depois de 10 dias, choveu em Cancún. Não foi grande problema, até porque já estávamos um pouco saturados de sol, praia e margaritas. Assim, as atividades foram um pouco mais internas, como assistir Inter X Milan pela internet e jogar Jenga, um joguinho em que se monta um prédio de blocos de madeira que devem ser retiradas da base para serem acumuladas no topo e que, aparentemente, é uma mania mexicana.

Depois, um passeio na La Isla, shopping perto do Hotel, para algumas comprinhas. Os preços das coisas aqui são relativamente compensadores. Um pouco mais caro que nos EUA, mas mais baratos que no Brasil. Destaque para os preços das Tequilas, um José Cuervo Oro aqui sai por menos de US$ 20, mas os mexicanos, estranhamente, a consideram de baixa qualidade, mas muito vendida, principalmente para brasileiros.

Na TV, o destaque foi a surpresa deles na eleição do Hugo Sanches, antigo jogador mexicano, como Patrimônio Esportivo da Humanidade junto com Pelé e Messi. (http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2011/07/pele-desbanca-medalhoes-e-e-eleito-patrimonio-esportivo-da-humanidade.html). A maioria dos comentaristas mexicanos achou que ele não se enquadrava nas características da eleição que valorizava coisas como fair play e jogo em equipe. Alguns discordam até da indicação do Messi, mas todos endeusaram o Pelé.

A noite, seguindo recomendação do amigo Tonho de Porto Alegre, fomos a um tradicional bar e restaurante mexicano chamado Señor Frog ou Mister Sapo (http://www.senorfrogs.com/), que tem várias lojas aqui e em outros países da América Central e até no Hawaii.

Fajitas, Camarões e drinks gigantes, tudo isso num clima de animação e diversão, com música ao vivo em ritmo de regue, inclusive canções como An English in NY (do Stting).

SUSY E TUTTY BEBENDO CUECA CUOLA


OSCAR E ROSANGELA COM ALGO MAIS FORTE

COM UM BALDE DE CAMARÃO

NA VAGA RESERVADA PARA BÊBADOS

Abraços para todos.

OSCAR KARNAL


PS. Querido Miguel, feliz recuperação. Continuamos torcendo pelo sucesso.


quarta-feira, 27 de julho de 2011

AINDA SOBRE AS IGUANAS


SUSY ENTRE "SOMBREROS" MEXICANOS
IGUANA AO LADO DE "SOMBRERO" SEMELHANTE

TWINGUINHO

Nem tudo é tranquilo aqui em Cancún.

A postagem feita a respeito talvez não tenha sido levada a sério, mas nenhuma frase poderia ser mais verdadeira. É verdade que aqui às vezes fica tão quente que somos obrigados a mergulhar no mar e às vezes até mesmo tomar margaritas. E é verdade também que criaturas rastejam pelo hotel a todo momento, e vivemos em eterna tensão, temerosos de sermos nós aqueles que matarão a sede de sangue dessas mesmas criaturas. E não de uma forma divertida.

Houve aqueles que, mesmo com a inquestionável postagem de ontem, ainda duvidaram do tamanho das iguanas que perambulam pelo hotel. Houve também quem não viu a postagem anterior sobre o tamanho das iguanas porque duas postagens foram rapidamente feitas em cima.

Para todos vocês, aqui temos evidências fotográficas indubitáveis do tamanho medonho dessas criaturas horrendas que perturbam o sono do Oscar pai desde os tempos de infância. Deixarei que as imagens falam por mim.

Amanhã, a postagem sobre o dia, incluindo o Señor Frog's, local por nós visitado na noite de hoje.

Muito obrigado pela leitura,
Tutty

Bodas de Ouro

Hoje, dia 27, o vovô Shizuo e a vovó Clotildes comemoram os 50 anos de casamento.

Graças a essa união, que enfrentou várias adversidades, três filhos maravilhosos, 6 netos, muita felicidade e sucesso.

Parabéns aos queridos vovós!!!! Rumo às Bodas de Diamante!!!!!

ROTINA EN CANCUN

BLUE MARGARITA

DESCANSO NA JACUZZI

É estranho, mas nossa vida em Cancún, está um pouco rotineira. É sol, praia, frescobol, blue margarita, jacuzzi, guacamole, fugir das iguanas etc.

A TV aqui é um caso a parte. Tem os canais normais (Sony, Warner, Universal etc), mas os canais mexicanos tem características próprias - tele jornal com algum bigodudo apresentando, novelas tipo dramalhões, futebol (muito futebol), luta livre com briga entre mascarados e ... Chaves, muito Chaves, seja o programa normal ou desenho animado.

Durante o dia, é comum passarmos só comendo bobagens e tomando margaritas, mas a noite, incorporado a nossa rotina, estamos experimentando todo o cardápio do restaurante italiano do Hotel - El Mirador, com um vinhozinho para acompanhar.

O horário de ir a praia é por volta das 16h, quando o sol está mais ameno. Ficamos até umas 19h, horário de fechamento da praia, quando nos deslocamos para a suite para descansar e desfrutar a jacuzzi na varanda vendo o dia escurecer.

No dia de ontem, além de assistir Inter X Barcelona na Internet, basicamente, cumprimos nossa rotina, mas a noite foi de gargalhadas vendo os filmes e fotos da viagem.

Hoje, depois de 10 dias de sol, chove em Cancún. Abraços a todos,

OSCAR KARNAL

PS. Força Miguel, continuamos torcendo daqui.

terça-feira, 26 de julho de 2011

IGUANAS ASSUSTADORAS

Percebemos certo ceticismo da parte de certos leitores, esses tiveram a ousadia de inferir que as iguanas não seriam tão grande e/ou assustadoras como nosso blog diz. Mas estamos aqui para reconquistar a credibilidade do blog e para provar aos leitores de coração e ao mais descrente que as iguanas são sim esses monstros terríveis que pregamos. Abaixo ficam as evidências:

IGUANA PERTO DA GARRAFA DE TEQUILA
IGUANA DE OUTRO ÂNGULO

ROSANGELA E TUTTY COM UMA GARRAFA SIMILAR

Além de suas proporções terríveis, as iguanas tambem tem o poder de regeneração, que torna muito mais difícil sua exterminação.
Continuem com a gente.
Abraço apertado de medo...
Kathleen Karnal

TEMPLO DEL ALACRAN

O Templo del Alacran (Escorpião) é uma das ruínas Maia deixadas em Cancún, cuja construção é estimada para o século XII AC. A ruína fica ao lado do hotel que estamos e é um dos pontos turísticos da cidade.


Para chegar lá, no entanto, devemos ultrapassar alguns obstáculos, primeiro as assustadoras iguanas do hotel, depois ...

"CUIDADO COM A ESCADA"

"ATENÇÃO PISO ESCORREGADIÇO"


Ontem, foi mais um dia de bandeira amarela, praia, jacuzzi, margaritas, guacamole e, a noite, só para variar um pouco e sair da mesmice, demos um passeio no La Isla (shoping) e fomos ao cinema assistir Los Pinguinos de Papa, filme engraçadinho, mas que fez a Rosangela chorar um oouco de saudade do Twingo.

Abraço a todos,

OSCAR KARNAL


domingo, 24 de julho de 2011

Realizando um sonho


Só quero registrar que mergulhar ontem em Xel-Há foi a realização de um sonho de infância, no mais perfeito lugar do mundo para isso.

Pronto, registrei!

Beijos grandes a todos


(obs.: ler a postagem anterior)

As Lições de Xel-Há (Vivendo e Aprendendo)

SIESTA MEXICANA (lição XI)

AMARRAR O COLETE (lição X)

GOLFINHO DE BARRIGA (lição XIII)

NADO SINCRONIZADO DA FAMÍLIA KARNAL

A LOIRA DA UNB E O LOURO

NA SAÍDA

Ontem a família Karnal acordou cedo (mesmo) para ir até o parque aquático de Xel-Há (http://www.xelha.com/), nome que significa "Lugar onde as águas nasceram", e é, segundo a lenda maia, o paraíso criado por Deus para os homens. Lá ele designou o peixe-papagaio para cuidar das águas, a arara para cuidar dos céus e a iguana para cuidar da terra.

Aproveitamos que estávamos no paraíso, literalmente, para fazer um scuba diving, mergulho no qual se usa um óculos, pé de pato e um snorkel, tubo de plástico que conecta o mergulhador com o espaço externo e lhe permite respirar pela boca. Na maior parte das vezes...

Sim, porque foi ali, no paraíso maia, especificamente na parte cuidada pelo peixe-papagaio, que aprendemos as lições de Xel-Há, lições que carregaremos para a vida, e que poucos conhecem. Vamos transmitir para vocês, leitores do blog, essa sabedoria ancestral que remonta a tempos anteriores à própria civilização como a concebemos. Abaixo, as lições.

Lições de Xel-Há

I - Respirar pela boca pode parecer natural e fácil, mas você é só uma criaturinha arrogante que conseguiu tudo na vida com mais facilidade do que você merecia.

II - Quando você está fazendo Scuba Diving e vê um peixinho bonito no fundo do mar, pode parecer uma boa idéia afundar um pouquinho mais para vê-lo mais de perto. Não é.

III - Apertar o óculos contra o rosto é uma boa idéia para evitar que a água entre pela parte de baixo dela, direto pela suas narinas, e salgue seu cérebro, provocando desagradável sensação de ardor em lugares que você não sabia que ardiam.

IV - É possível falar "twinguinho" no snorkel, quando você vê um peixinho fazendo algo twinguítico.

V - Ainda assim, é uma boa idéia tirar o snorkel antes de falar as coisas, ele dificulta a sua comunicação com outras pessoas e permite a entrada de água salgada na sua boca.

VI - Jogar água no snorkel do coleguinha é anti-ético, imoral, cruel, desnecessário, pecado e possivelmente pode ser enquadrado como tentativa de assassinato. Mas não deixa de ser engraçado.

VII - Não ande com o pé de pato fora da água.

VIII - Não ande com o pé de pato dentro da água.

IX - Não ande com o pé de pato.

X - É preciso amarrar o colete salva-vidas por baixo das pernas. Pode parecer desconfortável, mas a alternativa é não conseguir mergulhar, não importa o quão disposto você esteja.

XI - Comida mexicana é boa, mas exige uma siesta depois.

XII - Se você vir um peixe muito grande, azul, fazendo movimentos assustadores vindo na sua direção, relaxa. É um pé de pato.

XIII - Golfinhos parecem o Twingo, e vice-versa. Até "barriga" eles fazem.

XIV - Seus bolsos viram ao contrário debaixo da água. Pode parecer surreal, pode parecer invenção minha, mas eles viram!

XV - Depois de sacanear um pouco a câmera do Chico em Nova York, aprendemos sua verdadeira utilidade.

Levem esses conhecimentos pras vidas de vocês, pequenos gafanhotos. Se a Amy Winehouse soubesse isso, talvez também ela tivesse sobrevivido. Lembrem-se, conhecimento é a única coisa que nos separa dos macacos.

Obrigado pela leitura, um abraço a todos,
Oscar Karnal, Rosangela Ortiz e Tutty.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O ócio do ócio

rosangela e susy tomando água do mar de cancún, na jacuzzi

nado sincronizado da família karnal

oscar e rosangela brincando de espiões na praia

rosangela atrapalhando a foto alheia

Cancún é uma cidade, e fica localizada no estado de Quintana Roo. É famosa, além de suas praias, pela sua vegetação e pela preservação de sua cultura ancestral, em especial cidades maias. O nosso hotel permite a entrada à praia de Carmen, uma das praias dos 22 km de praia que Cancún compreende.

E, os leitores mais antigos saberão, como é tradicional no nosso blog, quando o assunto acaba, sempre saem esses fatos roubados da wikipedia sobre o local onde estamos. A calma tem sido mesmo o principal atributo dos nossos dias, e hoje foi mais um dia de bandeira amarela.

Meus pais mudaram recentemente para um quarto diferente do resort que possui, em sua varanda, uma jacuzzi, banheira de hidromassagem. Desde que isso aconteceu, perdi companhia na praia, já que os dois pais e a filha passam o dia inteiro na sombra da varanda do hotel preferindo lá do que o mar paradisíaco de Cancún.

Outra novidade é o fato de a Susy ter pintado o cabelo de uma cor idêntica à anterior, para combinar com a praia e a aprovação na UnB. Verdade que o objetivo é qualquer uma dessas noites acordar pra cortar o cabelo dela, mas a verdade é que somos preguiçosos demais até pra esse tipo de brincadeira.

Uma outra grande novidade é a receita que descobrimos, por meio de uma epifania essa tarde: descobrimos a receita para a imortalidade. Diz-se que a receita para uma vida longa é assistir à uma aula de química durante as férias, pois bem a receita para a imortalidade, a partir dessa teoria, é assistir à uma aula de química durante as férias em Cancún. Seja lá o que esse parágrafo quiser dizer!

Continuem conosco.
Obrigado,
Oscar Fugihara e Kathleen Karnal, com cooperação do espírito de Lupércio que, mesmo derretido pelo calor do México, continua vivo em nossos corações.

CARLOS'N CHARLIE'S

NO CARLOS'N CHARLIE'S



PRAIA DE CARMEM

Outro dia de bandeira amarela na praia de Carmen em Cancún. Para poupar um pouco de pele, ficamos a maior parte do tempo fazendo atividades burocráticas (internet, conversando, bebendo margaritas etc).

Lá pelas 4h da tarde, vestimos nosso trajes de banho e fomos A LA PRAYA, quando o sol já se apresentava um pouco mais ameno. O sol aqui vai té as 8h da noite, mas, como a Susy já contou anteriormente, a praia "fecha" as 7h.

Oscar, nosso congierge, nos ensinou como se identifica um brasileiro. Há um kit padronizado, Sunga, Havaianas e Camiseta do time. Não dá outra, alguém vestido assim está sempre na recepção reclamando que "MI CARTON NON FUCIONA" ou no bar pedindo uma "CUECA CUOLA COM RUN".

A noite, fomos ao CARLOS'N CHARLIE'S (http://www.cncaustin.com/) um famoso bar e restaurante aqui de Cancún que, além de ótimas fajitas e outras comidas mexicanas, é agitado o tempo todo, com musica alta e os garçons fazendo chistes (brincadeiras) o tempo todo. Muito legal.

Abraços a todos

OSCAR KARNAL

Nota importante: hoje, dia 22/07 é aniversário da tia Rossaninha, a segunda Vó do Twingo!!!!! Parabéns, tia, com todo carinho do mundo!!!!! Que a senhora possa ter uma felicidade do tamanho do seu coração!!!!!!Beijos enormes!!!!!!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cancún Beach

A proposta para a postagem de hoje foi um pouco confusa e cercada por acontecimentos fenomenais, por essa razão, tende a ser confusa. Peço licença.


A primeira idéia era uma dissertação sobre a diferença entre a margarita frozen e a margarita on the rocks. Pois bem, a primeira diferença está na razão da nomenclatura, enquanto a margarita frozen é feita em forma de raspadinha, com o gelo batido junto com as bebidas, a margarita on the rocks é feita ao estilo cowboy e depois adiciona-se gelo. A raspadinha também se difere por ser menos nociva aos consumidores, enquanto a on the rocks se destaca por ter um efeito muito ludibriante. Segundo certas sabias palavras: "as primeiras onze margaritas frozen não me afetaram tanto quanto essa última on the rocks".


Outra ideal que tínhamos para a postagem era publicar a mudança do nosso quarto de hotel para dois, sendo um uma suite presidencial com direito a jacuzzi na varanda e vista pra praia.


Mais uma coisa que precisa ser compartilhada é a expulsão (sim, você leu direito) a expulsão dos nossos heróis da praia de Cancun - Como assim? - você me perguntaria, pois bem, Oscares (pai e filho) e Rosangela foram obrigados a se retirar de dentro do mar porque o horário permitido para nado estava encerrado, digamos assim.


E a última, mas não menos importante, ainda não estamos extremamente queimadinhos. Fiquem esperando.


Como diria nosso amigo Mário: "Obrigadinha" pela atenção

Continuem com a gente

Kathleen

terça-feira, 19 de julho de 2011

NIN TODO ES FIESTA EN CANCUN

ENCONTRAMOS UM MEXICANO COM SOMBREIRO

LA LUNA DE CANCUN

IGUANA ASSUSTADORA DO HOTEL

Sabemos que esse negócio de sol todo dia, marzinho azul, margaritas, mojitos etc é muito bom, mas é importante destacar que também temos os nossos problemas aqui no México.
  • No bar da piscina, o garçom Mário que faz nossas margaritas tem o estranho costume de se enturmar demais com os brasileiros e toda vez que pegamos uma bebida temos que aguentar ele tentando falar português usando expressões como OBRIGADINHO com um sotaque horrível.
  • Oscar, nosso congierge, teima em usar camisas de times brasileiros como o Corinthians, Palmeiras, Flamengo, coisa muito irritante.
  • Nossa bolinha de frescobol, especialmente comprada em Portugal, sumiu sem deixar rastros em plena praia de Cancún.
  • Os canais de esporte, inclusive a ESPN, praticamente só transmitem aqueles campeonatos de TELECAT ou luta livre com mexicanos mascarados.
  • Existem iguanas assustadoras que circulam livremente pelo hotel.
  • Temos que acordar cedo (antes das 11h aqui, 13h no Brasil) porque o café da manhã é simplesmente ma-ra-vi-lho-so (texto da Rosangela).
  • O mar tem algumas algas e, como sua água é transparente demais, é muito fácil vê-las. Isso é alga que nos incomoda também.
Assim, como vemos, nem tudo vai bem no mar azul de Cancun.

OSCAR KARNAL